quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Ocupação Comparada: ex-Prefeito de SJC ocupa terras da União sem pagar taxas

.
Enquanto os pobres, que não têm onde morar, são expulsos à bala pelos governos que se omitem de atender o direito básico de moradia - sejam tucanos, sejam petistas - os poderosos têm outro tratamento.

A Rede Globo se apropriou por 11 anos de um terreno público e, depois de ser denunciada, foi "punida" com a entrega do terreno pelo então governador de São Paulo, José Serra. [*]

Agora descobre-se que o ex-prefeito de São José dos Campos, o tucano Robson Marinho, ocupa terras da União e não paga as devidas taxas. Até agora nada aconteceu!


Publicado em 16/02/2012

Ex-prefeito da cidade do Pinheirinho ocupa terras da União sem pagar taxas

Por: Helena Sthephanowitz, especial para a Rede Brasil Atual


Em São José dos Campos "gente diferenciada" é outra coisa. Enquanto os governos tucanos expulsam violentamente 1,7 mil famílias carentes de uma ocupação de terra de megaespeculador, o ex-prefeito Robson Marinho, também tucano, ocupa terras da União, sem se preocupar em pagar as devidas taxas.

Marinho não pagou à Secretaria de Patrimônio da União a módica taxa de ocupação dos anos de 2009 e 2011, nos valores de R$ 8.403,80 e R$ 6.370,83, respectivamente (documentos ao lado). Por sinal, um valor digamos, bastante razoável, já que se trata de uma ilhota do tamanho de sete campos de futebol no valorizadíssimo litoral paradisíaco de Paraty.

Robson Marinho foi prefeito de São José dos Campos em 1983, é tucano fundador do PSDB, já foi deputado estadual e federal, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo e chefe da Casa Civil do governador Mário Covas - que o nomeou conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do qual, aliás, também já foi presidente.

Recentemente, Marinho teve bloqueadas contas bancárias na Suíça. Segundo informações de autoridades daquele país, o dinheiro lá guardado seria resultado de sua estreita relação com a multinacional Alstom, cujos contratos para fornecer os trens que equipam o metrô paulistano são cercados de denúncias de corrupção. Suspeita-se que o ex-prefeito tenha acumulado na Suíça o saldo de cerca de US 1 milhão em propinas por contratos com o governo (tucano) de São Paulo.


Extraído de:
http://www.redebrasilatual.com.br/blog/helena/ex-prefeito-da-cidade-do-pinheirinho-ocupa-terras-da-uniao-sem-pagar-taxas

____________________________________________

[*] Ocupação Comparada: o caso Rede Globo (27/01/2012):
http://blogdomonjn.blogspot.com/2012/01/ocupacao-comparada-o-caso-rede-globo.html
.