quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Os "asnos" de Engels

.
"Todo o programa é desordenado, confuso, incoerente, ilógico e censurável no mais alto grau. Se na imprensa burguesa houvesse um só espírito crítico, este teria esmiuçado este programa, item por item, a fim de reduzir cada um deles ao seu verdadeiro sentido, colocando em evidência todos os absurdos e desenvolvendo as contradições e os erros econômicos (...) e lançar todo nosso partido no mais cruel ridículo. Ao contrário, os asnos da imprensa burguesa tomaram o programa ao pé da letra, leram nele o que não está escrito e qualificaram-no de comunista."

Carta de Fredrich Engels à August Bebel; Londres, 12 de outubro de 1875.
- Extraído de:
Marx, Karl. Crítica do Programa de Gotha. Livraria Ciência e Paz Ltda, 1984. Apêndices. (p.40-41)

Engels se referia ao conteúdo do Programa de Gotha (programa reformista com fortes influências do dirigente operário oportunista alemão Ferdinand La Salle) que visava balizar a unificação das organizações operárias União Geral dos Operários Alemães (lassaleana) com o Partido de Eisenach (cujos dirigentes eram mais próximos de Marx e Engels). O programa acabou aprovado, com algumas ressalvas, em 1875 sendo fundado no mesmo ano o Partido Social-Democrata Alemão.

Ao ler este trecho da carta de Engels não há como não lembrar dos "asnos" que enxergam comunismo onde ele não está, seja na atualidade com alguns governos na América Latina, seja ao longo da História do século XX com governos como o de João Goulart no Brasil.
.