.
É incrível mas em plena "era da informação" algumas (muitas) desinformações se difundem e adquirem status de verdade. A reeleição de Zelaya é uma delas.
Em todos os veículos da grande mídia, que deveriam prezar pela qualidade da informação, se diz que o presidente hondurenho chamou uma consulta popular visando a sua própria reeleição. Trata-se de uma grande desinformação!
A consulta popular que aconteceria no dia em que ocorreu o golpe não era vinculante, ou seja, ela por si só não decidiria nada. Se o "Sim" fosse vitorioso na tal consulta, um projeto de lei propondo um referendo sobre a instalação de uma Assembléia Constituinte seria enviado ao Congresso, que, por sua vez, decidiria pela realização ou não do mesmo.
E quando ocorreria esse referendo? Na eleição geral de 29 de novembro, na qual Zelaya não poderia ser candidato à reeleição porque a Constituição do seu país não permite.
Se no referendo se decidisse pela instalação de uma Assembléia Constituinte, essa ocorreria na gestão do próximo presidente que assumiria o cargo em janeiro de 2010.
Em resumo: não havia a mínima possibilidade de Zelaya se reeleger!
Mas incrivelmente a grande mídia privada diz o contrário, desinformando grosseiramente a população!