segunda-feira, 8 de março de 2010

A origem do Dia das Mulheres

.
"A opressão do homem pelo homem iniciou-se com a opressão da mulher pelo homem"
Marx

Não se pode pensar nas conquistas políticas e sociais de hoje sem levar em conta as verdadeiras batalhas travadas pelos setores sociais excluídos e discriminados contra as classes dominantes - que exitaram muito em reconhecer tais direitos.
Discriminação social, racial e sexual só foram parcialmente superadas com muita movimentação dos setores sociais excluídos sempre combatidos com muita força e empenho pelas classes privilegiadas. É nesse contexto que se insere a luta que deu origem ao Dia das Mulheres. [*]

Em 1857, 129 trabalhadoras da empresa têxtil Cotton, em Nova Iorque, teriam se mobilizado por melhores condições salariais (receberiam aproximadamente 1/3 do salário dos homens) e de trabalho (redução da jornada para 12 horas), e dessa forma teriam ocupado a fábrica e declarado greve, no que foram duramente reprimidas, tendo sido trancafiadas e incenaradas.

Há, porém, divergências entre os historiadores sobre a veridicidade desse fato. Alguns afirmam que ele existiu, outros que nenhum indício da ocorrência dele foi encontrado.
No entanto, não há dúvidas quanto a existência de luta por parte das mulheres nesse período. E elas se agudizaram entre o final do século XIX e início do século XX.

Em 1908, 15 mil mulheres tomaram as ruas de Nova Iorque exigindo direitos políticos e sociais. Na Inglaterra também houveram atos com as mesmas demandas.
No mesmo ano o Partido Socialista dos Estados Unidos declarou o último domingo de fevereiro como o “Dia Nacional das Mulheres” data que se manteve até 1913.

Em 1910, a socialista alemã Clara Zetkin, histórica militante do movimento feminista, propôs na II Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, um "Dia Internacional das Mulheres", data que acabou ganhando força devido a dois fatos: o incêndio na Triangle Waist Company, em 1911, na cidade de Nova Iorque, que vitimou fatalmente 141 mulheres; e principalmente à ousada greve das mulheres russas de Petrogrado na revolução que derrubou o Czar Nicolau II, em 23 de fevereiro de 1917 (calendário Juliano) - 8 de março (calendário gregoriano) -, que ainda lhes assegurou o direito de voto.


A propositura de 1910 não fixou um dia específico deixando a cargo do movimento organizado de cada país escolher uma data. E assim procedeu até 1921 quando a Conferência das Mulheres Comunistas, reunida em Moscou, fixou o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. A partir de 1922 a data foi consagrada e passou-se a comemorar a participação das mulheres nas tranformações sociais.

No entanto, a Organização das Nações Unidas (ONU) só foi reconhecer o 8 de março em 1975, após um novo período de grandes mobilizações femininas entre os anos 60 e 70.

_______________________________________________________


[*] A "Contra-História do Liberalismo"
http://blogdomonjn.blogspot.com/2009/09/contra-historia-do-liberalismo.html

Dia da mulher tornou-se internacional após revolução, violência e mortes (08/03/09 - 07h24):
http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1031728-16107,00.html

Clara Zetkin (1857-1933) - 05/03/2010
http://www.esquerda.net/content/view/15531/121/

O Dia da Mulher nasceu das mulheres socialistas, Vito Giannotti (08/03/2004):
http://www.piratininga.org.br/memoria/mulheres-vito.html

.