sábado, 21 de setembro de 2013

A saúde dos rentistas primeiro




Diante das massivas manifestações de junho a Presidente Dilma lançou um "pacto" com cinco pontos onde buscava "responder" as reivindicações populares que, entre outras coisas pediam mais verbas para a saúde pública.

Estranhamente o ponto número 1 do "pacto" era "responsabilidade fiscal", algo que não se viu em nenhum cartaz e em nenhuma palavra de ordem nas ruas do país. Era uma resposta do governo para os especuladores, garantindo que a política econômica que favorece o rentismo não seria modificada. Por tabela a resposta para os manifestantes era a de que os demais pontos do "pacto", como saúde e educação, não seriam atendidos.

Essa semana a Ministra do Planejamento do Governo Dilma, Miriam Belchior [1] , declarou ser inviável a destinação de 10% do orçamento da União para a saúde pública, mesmo com os tão celebrados recursos dos royalties do petróleo, apresentados como panacéia pelo governo.

Assim, fica claro, pelas palavras de Belchior, que as medidas anunciadas no "pacto" são cosméticas e não resolverão os problemas da saúde e da educação que necessitam ter seus recursos dobrados. O Estado brasileiro investe atualmente 5,3% do PIB em educação e 3,6% em saúde. Seria necessário dobrar esses valores para que tais áreas tivessem um funcionamento satisfatório. No entanto o Estado gasta menos em saúde (42%) do que as famílias (58%) e bem menos do que países como Espanha, Reino Unido e Suécia que investem de 7% a 9% do PIB em seus sistemas públicos de saúde. [2]

Em 2012 a saúde recebeu 4,17% e a educação 3,34% do orçamento da União [3]. Como a "responsabilidade fiscal" é a preocupação número 1 do Governo Dilma, no mesmo ano foram cortados R$ 5,5 bilhões da saúde e R$ 1,9 bilhão da educação [idem 2] , recursos que foram repassados para os especuladores que abocanharam 43,98% do orçamento do governo federal [idem 3]. Ou seja, 10% do orçamento para a saúde é inviável mas a metade dele para os especuladores não é!

Em suma, para o Governo Dilma a saúde dos rentistas vem em primeiro lugar!

____________________________________________________

[1] Ministra descarta vincular 10% do orçamento à saúde (19/09/2013):

[2] Royalties do petróleo: quem são os verdadeiros beneficiados? (25/08/2013):

[3] É por direitos! Auditoria da Dívida Já! – Confira o gráfico do orçamento de 2012

.