quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Soldados da ONU abusam de jovem haitiano

.
Uruguaios da Minustah, tropas da ONU que ocupam o Haiti desde 2004, abusaram de um jovem haitiano, como constata-se no vídeo tornado público, por acaso [1], nesta semana:


http://www.youtube.com/watch?v=eQ26dg4htww

O abuso teria ocorrido no dia 20 de julho. [2] Tornou-se público, também, que várias haitianas teriam sido engravidadas por soldados uruguaios integrantes da Minustah. [3]

Um povo invadido e violado

O terrível episódio ocorrido com o jovem haitiano não foi um caso isolado. Os soldados das tropas da ONU são acusados de terem efetuado inúmeros abusos sexuais desde a sua chegada ao país caribenho. [4]

Mas as violações perpetradas pelas tropas de "paz" da ONU não se restringem ao sexo. Como escrevi em janeiro de 2010:
"Quanto ao suposto pacifismo da missão da ONU no país não passa de um rótulo falacioso. As tropas brasileiras têm colaborado com a polícia local na repressão das manifestações populares.
Foi assim em 22 de dezembro de 2006 quando várias pessoas foram assassinadas pelos capacetes azuis em protesto que pedia a volta do presidente Aristide.
Foi assim em 2008 quando pelo menos 5 pessoas foram assassinadas pelas tropas de "pacificação" em protesto contra a alta dos alimentos.
Foi assim no mesmo ano quando estudantes e sindicalistas, que iniciaram um protesto em defesa do aumento do parco salário mínimo local, foram duramente reprimidos pela Minustah. Pelo menos uma pessoa morreu.
Foi assim em 18 de junho de 2009 quando no enterro de um dirigente político as tropas da ONU dispararam covardemente contra a multidão que acompanhava o velório. Várias pessoas ficaram feridas e pelo menos uma morreu.
Não é por acaso que vários haitianos têm pedido a saída das tropas da ONU do seu país." [5]

Diante de todos esses fatos, a afirmação da porta-voz da ONU no Haiti, Eliane Nabaa, de que o incidente pode "impactar" nas relações da ONU com os haitianos, é tão obscena, cínica e repugnante quanto o abuso dos soldados uruguaios. [6]

Além do mais, sempre é bom lembrar que as tropas da ONU foram para o Haiti após um golpe de Estado efetuado diretamente pelos Estados Unidos e pela França que sequestraram o presidente Aristide, colocaram-no em um avião e o largaram na África do Sul. Na época, atolado no Iraque, os Estados Unidos solicitaram a ajuda da ONU que, de pronto, aceitou chefiar a "terceirização" da ocupação. E o Brasil, como todos sabem, é linha de frente dessa ocupação.

_________________________

[1] El video del abuso en Haití se divulgó de casualidad (07/09/2011):
http://america.infobae.com/notas/33040-El-video-del-abuso-en-Haiti-se-divulgo-de-casualidad

[2] Tras el escándalo, la Minustah debate su futuro (07/09/2011):
http://america.infobae.com/notas/33068-Tras-el-escandalo-la-Minustah-debate-su-futuro-

[3] Denuncian que marinos uruguayos tuvieron hijos con mujeres haitianas (07/09/2011):
http://america.infobae.com/notas/33098-Denuncian-que-marinos-uruguayos-tuvieron-hijos-con-mujeres-haitianas

[4] Minustah na mira internacional por abusos sexuais (07/09/2011):
http://www.youtube.com/watch?v=Kr3tryBctNQ

[5] Como o Brasil foi parar no Haiti? (15/01/2011):
http://blogdomonjn.blogspot.com/2010/01/como-o-brasil-foi-parar-no-haiti.html

[6] Denúncias de abuso sexual podem prejudicar missão no Haiti, diz ONU (05/09/2011):
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/09/denuncias-de-abuso-sexual-podem-prejudicar-missao-no-haiti-diz-onu.html
.