domingo, 12 de junho de 2011

Lula teria prometido ajuda a multinacional

.
Mostrando ser "o cara" das classes dominantes globais, o ex-presidente Lula, agora virou palestrante para as mesmas.

Em uma das palestras, proferidas para a Tetra Pak, ele teria prometido influenciar no Governo Dilma para que este tomasse medidas que ajudariam a multinacional sueca.

Não seria a primeira vez que Lula beneficiaria grandes empresas como atestam seus oito anos de mandato. Em 2008, por exemplo, a Scania, outra empresa sueca, não se acanhou de creditar às medidas do governo brasileiro grande parte do resultado da sua eficiência. [*]



Lula palestra para Tetra Pak e promete lobby por embalagens
11 de junho de 2011 • 11h52 • atualizado às 12h47

Lula foi premiado na segunda-feira no Ethanol Summit 2011, evento do setor alcooleiro
Foto: Eladio Machado/Terra

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu à multinacional Tetra Pak, que o contratou para uma conferência, usar de sua influência para tentar baixar os impostos das embalagens de leite, informou neste sábado o jornal Folha de S.Paulo. Conforme a publicação, Lula confirmou que aceitou ajudar a Tetra Pak, na quarta-feira passada, após uma conferência aos executivos da empresa sueca. "Eu disse que o companheiro Guido Mantega (ministro da Fazenda) estava discutindo com os governadores (...) e que se eu pudesse influenciar para que o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) se reduzisse, para o leite chegar com mais qualidade à casa das pessoas, não teria nenhum problema", afirmou Lula na sexta-feira, segundo o jornal.

Lula declarou que não trabalha como representante ou consultor de nenhuma companhia e afirmou que esse tipo de serviços "não faz parte" das conferências que realiza desde que passou a Presidência a Dilma Rousseff, em janeiro. "No dia em que eu quiser ser representante de uma empresa, eu deixarei a política e virarei consultor ou conselheiro de empresa. Por enquanto, eu quero ser conselheiro do PT e continuar fazendo política para ajudar o País", afirmou Lula, segundo a Folha. Conforme as versões divulgadas na imprensa, não confirmadas pelo ex-governante, ele recebe cerca de R$ 200 mil por palestra ministrada.

Extraído de:
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5181723-EI7896,00-Lula+palestra+para+Tetra+Pak+e+promete+lobby+por+embalagens.html

________________________________

[*] Carga pesada: BNDES financia lucro estrangeiro (18/06/2010):
.