.
Em 2009, dos 137,3 bilhões desembolsados pelo BNDES apenas 16,52 bilhões, ou 12,03%, foram destinados às pequenas e micros empresas. Isso nos dá uma ideia de que setor da sociedade tem sido mais beneficiado pela política do banco.
De fato o BNDES e a política externa de Lula estão fazendo a alegria das grandes corporações nacionais e estrangeiras. Através de empréstimos e acordos externos os capitalistas têm podido expandir os seus negócios e lucros. O último exemplo disso foi o financiamento de US$ 40 milhões do BNDES para a Scania e a Marcopolo exportarem 143 ônibus para Johannesburgo na África Sul.[1]
Além disso, como o financiamento faz parte de um programa chamado BNDES Exim, quem pagará a conta será o comprador e não o produtor financiado. Ou seja, em última instância, serão as empresas de transporte público sul-africanas quem pagarão a conta.[2]
A Scania, principal beneficiada da operação, é uma empresa sueca. No primeiro semestre deste ano ela se consolidou na liderança do mercado nacional. O segredo da "eficiência"? São as "medidas de incentivo do governo, principalmente a redução do IPI e a manutenção dos juros baixos em linhas de crédito como o BNDES-PSI e Procaminhoneiro."[3]
No ano passado a empresa já afirmava que mais de 80% do seu faturamento até o início do segundo semestre seria resultante das medidas do BNDES.[4]
A dobradinha Scania-BNDES vai de vento em pompa. Em setembro de 2008 foi anunciado uma parceria entre ambos para oferecer cartão de crédito para os clientes adquirirem peças nas concessionárias da própria Scania.[5] Mas já em 2003 o banco deu um aporte de US$ 50 milhões para a empresa sueca exportar.[6]
Não fica difícil imaginar porque a Scania afirmou que o Brasil é "o principal responsável pelo bom desempenho da montadora em todo o mundo, com resultado operacional mundial de 2,13 bilhões de coroas suecas (algo em torno de R$ 518 milhões) no primeiro trimestre (resultado 4 vezes maior que o mesmo período do ano passado)." [idem 3]
No primeiro semestre a Scania vendeu 11.947 caminhões em todo o mundo. 3.682 unidades no Brasil (resultado 85% maior que o mesmo período de 2009). [idem 3]
A política do BNDES na gestão de Lula é a principal responsável por esse resultado. Financia, de mãe pra filho, o lucro das grandes empresas. Estrangeiras inclusive!
____________________________________________________________
[1] BNDES financia exportação de ônibus para a Copa do Mundo (16/06/2010):
http://oglobo.globo.com/economia/mat/2010/06/16/bndes-financia-exportacao-de-onibus-para-copa-do-mundo-916895565.asp
BNDES financia exportação de ônibus para a Copa do Mundo (16/06/2010):
http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Sala_de_Imprensa/Destaques_Primeira_Pagina/20100616_onibus_exportacao.html
[2] BNDES aprova financiamento a exportação de 140 ônibus para a Copa da África do Sul:
http://colunistas.ig.com.br/guilhermebarros/2010/02/20/bndes-aprova-financiamento-a-exportacao-de-140-onibus-para-a-copa-da-africa-do-sul/
[3] Scania consolida liderança no mercado de pesados no trimestre (16/04/2010):
http://www.brasilcaminhoneiro.com.br/scania-consolida-lideranca-no-mercado-de-pesados-no-trimestre/
[4] Novas regras do BNDES já apresentam resultados positivos para a Scania (28/07/2009):
http://www.scania.com.br/a-scania/imprensa/press-releases/press-release-40-09.aspx
[5] Scania e BNDES oferecem cartão de crédito inédito para a compra financiada de peças (28/01/2010):
http://www.scania.com.br/a-scania/imprensa/press-releases/press-release-02-09.aspx
[6] BNDES apóia com US$ 50 milhões aumento das exportações da Scania (17/07/2003):
http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1¬icia=5228
.