domingo, 5 de junho de 2011

Tarso preocupado com a (des)concertação espanhola

.

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, está de folga em Madrid, na Espanha, após a badalada "missão" na Coréia do Sul, onde fechou, sob os flashs e celebrações da grande mídia gaúcha, um acordo com uma fábrica de elevadores da Hyundai que se instalará no Estado.

A empresa coreana, em mais um gesto de generosidade ao capital demonstrada pelo governador (a Braskem foi a felizarda anterior [1]), receberá significativos benefícios fiscais. É bem distinto do que ocorrerá com os gaúchos, caso seja aprovado um pacote de medidas que o governador enviou a Assembléia Legislativa e que está sendo chamado de PacoTarso.

O PacoTarso além de atacar a previdência dos servidores, aumentando a contribuição de forma retroativa (até 2004) e privatizando parte dela; ainda empurra com a barriga o pagamento dos precatórios, promovendo o calote a milhares de pessoas que aguardam há anos na fila; e cria uma obscura taxa de inspeção veicular - cuja defesa no programa Canal Livre, da Rede Bandeirantes, no dia 8 de maio, foi uma descarada aposta na não visualização da medida por parte da população porque os setores influentes na mídia não seriam afetados e logo não protestariam.

Tarso estaria na Espanha para descansar e refletir sobre a conjuntura atual daquele país:
“São dias em que estou aqui por minha conta para me atualizar das grandes questões políticas da Espanha”, disse ele. [2]

O governador gaúcho tem motivos para estar preocupado. A "concertação" política espanhola que sempre foi um dos seus modelos preferidos está sob forte questionamento popular. Foi inspirado nela que Tarso criou o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), nacional e agora estadual [3], um espaço de colaboração de classes de onde saíram medidas como o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) que privatiza inúmeras vias públicas e beneficia as grandes empresas nacionais e estrangeiras, como em Jirau, e as medidas de ataques à previdência, como a dos servidores gaúchos.

Na Espanha surgiu com força uma geração "indignada" com a "concertação" política na qual os partidos da ordem e os dirigentes sociais oportunistas assinam com as classes dominantes medidas de ataques à classe trabalhadora. "Isso não é democracia", "queremos uma democracia real", bradam os "indignados" espanhóis que estão inspirando outros povos pela Europa, como os gregos e os portugueses.

Tarso pregou uma "concertação" política para o Rio Grande do Sul durante a campanha eleitoral. De olho na experiência externa, fez alianças com partidos da direita tradicional, criou o CDES-RS de onde tem saído medidas de ataques aos trabalhadores e de benefícios ao capital, com o aval de setores como a CUT, e tem ampliado as isenções fiscais ao capital.

A "concertação" espanhola, menina dos olhos de Tarso, está em crise e sob forte contestação popular. A colaboração de classes travestida de "governar para todos", onde estariam juntos trabalhadores, empresários e sindicalistas "modernos" em busca de um consenso pelo bem comum, é uma empulhação cada vez menos convincente. E é por isso que a "indignação" crescente na Europa se volta não apenas contra as elites econômicas e os partidos da ordem à seu serviço mas também aos dirigentes sociais traidores.

Não se sabe até quando a empulhação vai durar no Brasil. Mas se sabe que ela tem limites. Consciente disso, e de olho na experiência externa, Tarso deve estar colocando os bigodes de molho. Até porque pipocam lutas pelo país, tanto dos servidores como dos trabalhadores do setor privado, cujo caso mais radicalizado se deu nas obras do PAC.


______________________________

[1] Governo Tarso concede isenções fiscais à Braskem (30/04/2011):
http://blogdomonjn.blogspot.com/2011/04/governo-tarso-concede-isencoes-fiscais.html

[2] Tarso faz quatro dias de descanso em Madri (05/06/2011):
http://wp.clicrbs.com.br/andremachado/2011/06/05/tarso-faz-quatro-dias-de-descanso-em-madri/?topo=52,1,1,,171,e171

[3] CDES recomenda a Tarso prioridade para educação e alerta para risco de desindustrialização (02/06/2011):
http://rsurgente.opsblog.org/2011/06/02/cdes-recomenda-a-tarso-prioridade-para-educacao-e-alerta-para-risco-de-desindustrializacao/
.