quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Lula & FHC: até as justificativas para privatizar são iguais!

.


Uma das justificativas utilizadas por Fernando Henrique para realizar suas privatizações nos anos 90 - e que era repetida exaustivamente pelos defensores das mesmas - era de que ao passar os serviços outrora públicos para a iniciativa privada sobraria mais recursos para o Estado investir em outras áreas.

Também se dizia que o Estado deveria repassar serviços para a iniciativa privada porque ele tinha perdido a sua capacidade de investimento.

O que se viu na sequência foi o Estado investindo na infra-estrutura das empresas antes de privatizá-las, emprestando dinheiro do BNDES para os capitalistas comprarem as estatais (sendo que alguns não devolveram o dinheiro até hoje) e ainda concedendo mais empréstimos para os empresários investirem!

O Governo Lula criou as "Parcerias-Público-Privadas" que é uma forma enrustida de privatização utilizando as mesmas justificativas do seu antecessor (como demonstra o quadro acima extraído de um slide do BNDES¹).

E assim como seu antecessor o Governo Lula não destina os "escassos" recursos do Estado para outras áreas, mas pelo contrário, os entrega para o empresariado, financiando mais da metade dos investimentos privados nos serviços privatizados.²


1 - "BNDES: PPPs & Infra-estrutura" (Slide, p.12):
http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/empresa/download/apresentacoes/fiocca_ppps.pdf

2 - "BNDES pode financiar até 70% dos gastos da OHL nos trechos arrematados" (Folha OnLine, 12/10/2007):
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u336203.shtml