segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Tudo coisa de comunista!

Imagem relacionada


- O 1º de maio, Dia Internacional dos Trabalhadores, é uma homenagem aos anarquistas que foram presos e enforcados em um julgamento fraudulento por liderarem uma greve na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, em 1886, que reivindicava a jornada de 8 horas de trabalho.

- A Internacional Comunista, fundada por Karl Marx e Friedrich Engels, defendia e participava das lutas dos trabalhadores.

- O 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, é uma homenagem à greve das operárias russas da cidade de Petrogrado, ocorrida em 1917, iniciando um processo que desencadeou uma revolução que terminou por derrubar o regime do Czar Nicolau II.

- A União Soviética foi o primeiro país a reconhecer a igualdade entre homens e mulheres e a criar uma legislação para homossexuais.

- Foram os comunistas que lutaram pelo sufrágio universal, ou seja, para que os pobres pudessem ter o direito de votar. Foram as feministas comunistas que lideraram as lutas pelo direito das mulheres votarem.

- Os comunistas estiveram nas lutas pelos direitos civis dos negros, dos direitos indígenas e nas lutas de independência dos países atrasados.


Em todos esses episódios a tradição de pensamento liberal e conservadora -- em suma, a direita -- esteve do outro lado da barricada, se colocando com todas as forças contra os direitos dos trabalhadores, das mulheres, dos gays, dos negros, dos índios e contra o sufrágio para os pobres e as mulheres.





.