terça-feira, 20 de novembro de 2018

Por que os médicos brasileiros não vão para as regiões afastadas?

.

Há três motivos pelos quais os médicos brasileiros não vão para regiões afastadas:

1) A elitização do curso: cursar medicina no Brasil custa muito caro em uma universidade particular e nas públicas é demasiado concorrido. Por isso poucas pessoas das classes populares, com conhecimento das regiões periféricas, chegam na faculdade de medicina.

2) A formação: a origem social dos médicos não explica tudo. Outro fator importante é que as universidades de medicina no Brasil não formam os médicos para atuar em comunidades e situações de extrema precariedade, como em crises humanitárias.

3) As condições de trabalho: se nas grandes metrópoles brasileiras as instituições públicas de medicina que atendem a população já são precárias, nas regiões mais afastadas essa precarização é ainda mais grave. A falta de condições de trabalho prejudica o trabalho de qualquer profissional mas no caso dos médicos essa situação pode levar pessoas a óbitos, o médico pode ser processado e responsabilizado por uma tragédia da qual não tem culpa e assim perder o seu diploma.

Os médicos cubanos possuem uma formação comunitária, de uma medicina preventiva, não são formados pensando em ganhar dinheiro e têm experiência de trabalho em situações de extrema precariedade, como em crises humanitárias oriundas de tragédias naturais. Por isso, tiveram menos dificuldades de trabalhar no interior do Brasil do que os médicos brasileiros.

A situação da saúde no Brasil só pode ser revertida com políticas públicas governamentais voltadas para uma nova formação, melhoria das condições de trabalho, ampliação dos cursos de medicina com qualidade e facilitando a entrada de pessoas das classes populares, todas medidas que demandam mais investimentos – coisa que o PT não fez em 13 anos e que Bolsonaro não fará já que seu programa de governo chega ao cúmulo de dizer que os recursos aplicados em saúde no Brasil estão no nível dos países da OCDE e a sua política econômica está comprometida com o ajuste fiscal que tira da saúde do povo para dar aos banqueiros e especuladores.




.