domingo, 12 de outubro de 2014

O PT conservador

.
Diante da composição do Congresso Nacional advinda dos resultados eleitorais não faltam acadêmicos e governistas para resmungar contra o “avanço conservador” e há até quem tente responsabilizar as jornadas de junho por tal resultado, tentando censurar a sua existência.

Omitem que muitos empresários, latifundiários e religiosos se elegeram em aliança com o PT e até que muitos deles se elegeram na própria sigla do partido.

Como venho mencionando há tempos, os governos do PT, tendo em vista a mudança social de muitos de seus integrantes, representam mais do que simples colaboração de classes. Tendo se tornado empresários, consultores de grandes empresas, gestores de fundos de pensão, etc eles ganham com a especulação, com as privatizações e com os cortes de direitos dos trabalhadores.

Não é por acaso que os governos do PT se recusem a auditar a dívida pública, que privatizem a previdência pública e outros setores, que apóiem leis que precarizam as relações de trabalho e que despejem bilhões de recursos públicos para as grandes empresas - muitas das quais os fundos de pensão dirigidos pelos companheiros são sócios nos negócios. Também não é casual que, para garantir a implementação desse projeto, os governos petistas reprimam duramente a classe trabalhadora e os movimentos sociais que o rejeitam.

Os levantamentos preliminares do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) mostram que, dos 70 deputados eleitos pelo PT, 8 deles possuem algum vínculo empresarial e 4 são evangélicos. Como comparativo, o PSDB elegeu 6 evangélicos; o PMDB, 5; o PPS e o PP, 3 e o DEM, 2. Na bancada empresarial o PT ganha do PPS, que fez 4 deputados; perde por pouco para o DEM, que fez 11; fica bem atrás do PSDB, que fez 20; do PP, que fez 22 e do PMDB, que fez 23. No entanto, vale lembrar que os dois últimos partidos fazem parte da base aliada petista no Congresso Nacional.

Veja no quadro abaixo, baseado no DIAP, as bancadas empresarial e evangélica do PT:

Parlamentar
UF
Profissão
Rubens Otoni
GO
Professor Universitário, Consultor Jurídico e Consultor de Empresas
Gabriel Guimarães
MG
Empresário e Advogado
Miguel Correa
MG
Professor, Comunicador e Empresário
Toninho Wandscheer
PR
Empresário - Imobiliário
Zeca Dirceu
PR
Empresário
Paulo Pimenta
RS
Empresário, Técnico Agrícola e Jornalista
Andres Sanchez
SP
Empresário
Vicente Candido
SP
Empresário, Advogado e Comerciante





Parlamentar
UF
Denominação
Weliton Prado
MG
Assembleia de Deus
Rejane Dias
PI
Batista
Toninho Wandscheer
PR
Assembleia de Deus
Benedita da Silva
RJ
Assembleia de Deus



_______________________________________

Referências:

Câmara dos Deputados: conheça os reeleitos e os novatos. DIAP, 06/10/2014.

Bancada empresarial: levantamento preliminar do DIAP identifica 190 deputados. DIAP, 07/10/2014.

Atualização da bancada evangélica: DIAP já identificou 82 deputados**. DIAP, 06/10/2014.



.