domingo, 11 de dezembro de 2011

Bandeiras da URSS em atos oposicionistas na Rússia

.

No último sábado uma grande manifestação da oposição, que denunciou fraude nas eleições legislativas, percorreu o território russo.

Deve ter chamado a atenção de muitos o fato de haver bandeiras da ex-União Soviética nos protestos. Não deixa de ser irônico que no mês em que se completa vinte anos da dissolução do país os russos saiam às ruas com bandeiras soviéticas. Mas a ironia não é suficiente para explicar os fatos sócio-históricos complexos.

A restauração do capitalismo nos países do chamado socialismo real como um todo, e na Rússia em particular, representou perdas econômicas, sociais e culturais para os povos daquelas localidades. Já abordei de forma detalhada esse processo no artigo "A restauração do capitalismo nos países do socialismo real pela ótica dos "nativos". [1] Esses fatores aliado a atual crise econômica capitalista ofuscaram, há dois anos, a festa da queda do Muro de Berlim, onde uma pesquisa realizada com os alemães "orientais" encontrou como resposta dada pela maioria que "a vida era melhor no comunismo". [idem 1]

Na Rússia, onde poucos têm coragem de festejar o fim da União Soviética, os mesmos fatores se fazem presentes e não pode haver dúvidas de que constituem o pano de fundo das atuais mobilizações que se espalharam pelo país. A fraude eleitoral é apenas a gota que fez o copo transbordar.

O Partido Rússia Unida, de Vladimir Putin, teve uma queda sensível na votação em comparação com a última eleição. [2] O dirigente que, tendo ligações com a antiga burocracia soviética rejeita o socialismo como ele próprio já admitiu, soube jogar de forma oportunista com o sentimento de nostalgia da maioria dos russos. Mas amplos setores de massas parecem ter percebido essa jogada. Dias antes da eleição, Putin foi vaiado ao fazer uma aparição em um campeonato de luta de artes marciais. [3]



http://www.youtube.com/watch?v=4JrjpEmwzIk


A queda de votação do Partido de Putin foi acompanhada do aumento significativo de votos para o stalinista Partido Comunista da Federação Russa (PCFR) que se transformou na principal força de oposição do país. É verdade que a maioria dos que ostentavam a bandeira soviética eram membros desse partido, mas isso não anula o fato de que a nostalgia da maioria dos russos é que foi responsável por Putin reabilitar símbolos da União Soviética, como a própria bandeira.

Ainda é cedo para saber o desenrolar dos atuais acontecimentos mas as mobilizações, que agregam uma oposição heterogênea, parecem indicar que a terra dos sovietes está ingressando em novos tempos.



http://youtu.be/FiYJTvO6IQI


__________________________________________

[1] A restauração do capitalismo nos países do socialismo real pela ótica dos "nativos" (05/12/2010):
http://blogdomonjn.blogspot.com/2010/12/restauracao-do-capitalismo-nos-paises.html

[2] "(...) comparada às eleições anteriores, o partido de Putin registrou queda nos votos, obtendo 49,54% dos votos agora, contra 64,3% em 2007."
Partido de Putin garante maioria no Parlamento, mas registra queda no apoio (05/12/2011):
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2011/12/05/partido-de-putin-garante-maioria-no-parlamento-mas-registra-queda-no-apoio.jhtm

[3] Putin vaiado maciçamente em evento público (21/11/2011):
http://pt.euronews.net/2011/11/21/putin-vaiado-macicamente-em-evento-publico/
.