sábado, 11 de dezembro de 2010

Brasil: casas vazias supera déficit habitacional

.
11/12/2010 | 10h34min
Censo indica que número de casas vazias supera déficit habitacional
País tem hoje pouco mais de 6,07 milhões de domicílios vagos

Censo indica que número de casas vazias supera déficit habitacional brasileiro

Os primeiros dados do Censo 2010 divulgados pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o número de domicílios vagos no país é maior que o déficit habitacional brasileiro. Existem hoje no Brasil, segundo o censo, pouco mais de 6,07 milhões de domicílios vagos, incluindo os que estão em construção. O número não leva em conta as moradias de ocupação ocasional (de veraneio, por exemplo) nem casas cujos moradores estavam temporariamente ausentes durante a pesquisa.

Mesmo assim, essa quantidade supera em cerca 200 mil o número de habitações que precisariam ser construídas para que todas as famílias brasileiras vivessem em locais considerados adequados: 5,8 milhões. Esse déficit habitacional foi calculado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) com base em outro levantamento do IBGE, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

O déficit soma a quantidade de famílias que declaram não ter um teto, que habitam locais inadequados ou que compartilham uma mesma moradia e pretendem se mudar. Não leva em conta as famílias que vivem em casas adequadas de aluguel.

Agência Brasil

Extraído do Jornal Zero Hora de Porto Alegre:
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Economia&newsID=a3139334.xml


- Comentário: bastaria o governo brasileiro criar uma forma de fazer as pessoas chegar nessas casas, ao invés de criar programas demagógicos para ludibriar os necessitados e que em última instância servem para encher os bolsos das empreiteiras, das construtoras e não resolver o déficit habitacional do país.
.