segunda-feira, 11 de abril de 2022

O patrono da destruição da educação brasileira

 .


Meu objetivo básico no Brasil é tentar melhorar a educação. Estamos preparando um novo kit de como melhorar a educação no Brasil, que é o que acho que o Brasil mais precisa”. [1]


Parece um ministro da educação falando mas trata-se do bilionário, Jorge Paulo Lemann, homem mais rico do Brasil. Tais palavras foram proferidas na Brazil Conference, evento que ocorre anualmente nos Estados Unidos e que é financiado pelo próprio magnata.

Lemann não está idealizando ou blefando. Desde que saiu na imprensa, em 2015, sua disposição de estender seus tentáculos sobre a educação [2], área na qual possui investimentos, tem-se visto, abertamente, a atuação da sua fundação.

A Fundação Lemann foi fundamental para a aprovação da contrarreforma do Novo Ensino Médio, em 2017. Para se ter uma ideia José Mendonça Filho, Ministro da Educação de Temer que tocou a contrarreforma, foi integrar a Fundação Lemann após o governo [3]. A referida Fundação foi linha de frente da organização, elaboração e implementação da Base Nacional Curricular Comum do Novo Ensino Médio:

Apoiamos organizações e fazemos parte de coalizões e movimentos que buscam garantir que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) seja implementada com qualidade em todo o Brasil: Movimento pela Base, Educação Já, Instituto Reúna e Nova Escola. Trabalhamos em articulação com Consed e Undime no monitoramento do avanço da implementação da BNCC. Produzimos insumos técnicos e orientações para orientar gestores públicos e ainda atuamos com instituições de pesquisa de ponta no Brasil e no exterior para avaliar a implementação da BNCC e propor recomendações.” (Fundação Lemann. Como atuamos: Políticas Educacionais) [4]

Como se pode perceber Lemann fala como se político fosse porque de fato o tem sido. Além de financiar eventos que sugerem às atuais, e futuras, autoridades adotar medidas que aumentam os seus próprios lucros (o que ficou conhecido na vanguarda como “partido clandestino”) o mega-especulador tem conseguido adentrar a gestão do Estado através da sua fundação. A Fundação Lemann hoje está em várias Secretarias de Educação, em Estados e Municípios, tomando medidas na área e até mesmo nos Recursos Humanos públicos desenhando a retirada de direitos dos servidores. Em suma, ela governa!

E o que integra o kit de Lemann para a educação? Vejamos o exemplo do Estado onde a sua fundação tem ampla atuação: o Rio Grande do Sul.

Governando em parceria com o tucano Eduardo Leite, um dos políticos financiados por Lemann, retirou R$ 92 milhões da educação para aplicar em rodovias a serem privatizadas; demitiu profissionais em plena licença de saúde, incluindo uma professora com câncer; promoveu fechamento recorde de escolas (sendo que a escola que leva o nome do Estado chegou a ser arrombada para ser fechada); adotou assumidamente práticas antissindicais como o confisco do salário de grevistas que recuperaram os dias parados; promove cortes mensais ilegais de direitos básicos de educadores; descontou dos salários das direções de escola por serem oposição ao governo; pratica assédio moral em educadores, principalmente os com contratos temporários; na pandemia negociou a troca das vidas das comunidades escolares por privatizações de estatais; se recusou a nomear representantes eleitos para o Conselho Estadual de Educação; impôs, na calada da madrugada, o currículo do Novo Ensino Médio (que no RS se tornou um dos mais enxutos do país); aplicou o menor percentual em educação dos últimos 12 anos; colocou o Sebrae para ministrar formação de professores em vez de faculdade de educação; está proibindo a formação de grêmios estudantis; entre outras atrocidades que devemos ter esquecido. [5]

Nem precisa ser da área para perceber que tais medidas não melhoram a educação. Porém, elas enxugam o Estado liberando recursos e criando um “mercado” para Lemann e sua turma; constrangem a organização democrática das comunidades escolares facilitando o desferimento de mais ataques e privatizações; permitem lucrativos contratos com o Estado seja com livro didático, formação e agora se apropriando do próprio currículo e abre as portas da privatização da educação.

Quais as medidas do “novo kit”? Ainda não sabemos. Mas já é possível saber que o objetivo de Lemann é melhorar ainda mais as suas taxas de lucros, não a educação.


____________________________________________________


[1] 'Teremos um novo presidente no Brasil ano que vem', diz Jorge Paulo Lemann. Folha de São Paulo, 09/04/2022.

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/04/teremos-um-novo-presidente-no-brasil-ano-que-vem-diz-jorge-paulo-lemann.shtml


[2] “Como Jorge Paulo Lemann, o homem mais rico do Brasil, pretende mudar a educação no país. Costurar a criação da Ambev, adquirir o Burger King e a Heinz foram bons treinos. O desafio que Lemann se impôs agora é consertar o ensino público brasileiro.” Época Negócios, 01/01/2015.

https://epocanegocios.globo.com/Informacao/Acao/noticia/2015/01/como-jorge-paulo-lemann-o-homem-mais-rico-do-brasil-pretende-mudar-educacao-no-pais.html


[3] Ex-ministro retoma atuação como consultor na Fundação. 29/01/2021.

https://fundacaolemann.org.br/noticias/ex-ministro-retoma-atuacao-como-consultor-na-fundacao


[4] Fundação Lemann. Como atuamos: Políticas Educacionais.

https://fundacaolemann.org.br/educacao-publica-de-qualidade/politicas-educacionais


[5] Projeto de Vida: a estupidificação das classes populares. MonBlog, 28/04/2020.

https://blogdomonjn.blogspot.com/2020/04/projeto-de-vida-estupidificacao-das.html


No RS você pode ficar sem salário se discordar do governo. Monblog, 02/01/2021.

https://blogdomonjn.blogspot.com/2021/01/no-rs-voce-pode-ficar-sem-salario-se.html


Governo Leite: compilado de medidas (com fontes). MonBlog, 05/07/2021.

https://blogdomonjn.blogspot.com/2021/07/governo-leite-compilado-de-medidas-com.html


Eduardo Leite aplicou menor percentual em educação nos últimos 12 anos. CPERS, 17/02/2022.

https://cpers.com.br/eduardo-leite-aplicou-menor-percentual-em-educacao-nos-ultimos-12-anos


Com a programação inteiramente dedicada aos mais de 57 mil professores da Rede Estadual, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com o Sebrae, promoveu, nesta segunda-feira, 14 de fevereiro, o terceiro encontro da Jornada Pedagógica 2022. O evento, que segue até esta terça-feira, 15 de fevereiro, é transmitido pelo canal do YouTube TV Seduc RS sempre a partir das 9h.

Jornada Pedagógica 2022 traz orientações aos professores da Rede Estadual para o ano letivo. SeducRS, 14/02/2022.

https://educacao.rs.gov.br/jornada-pedagogica-2022-traz-orientacoes


Estudantes de Canoas lutam pela liberdade e democracia dos Grêmios Estudantis. CPERS, 07/04/2022.

https://cpers.com.br/estudantes-de-canoas-lutam-pela-liberdade-e-democracia-dos-gremios-estudantis/



.