domingo, 6 de dezembro de 2020

Os neoliberais arrependidos

 .


 

André Lara Resende: banqueiro, um dos mentores do Plano Real.

Luiz Carlos Bresser-Pereira: trabalhou nos governos Sarney e FHC, sendo que neste último elaborou uma Reforma do Estado que, dentre outras coisas, criou as privatistas Organizações Sociais que hoje infestam o serviço público de oportunistas e corruptos.

Mônica de Bolle. Entre outros.

Essa turma tem sido vista criticando publicamente aspectos do neoliberalismo, pedindo por investimentos estatais e até confraternizando com parte da esquerda. O que tais posturas indicam?

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que eles não romperam totalmente com o neoliberalismo e seguem defendendo algumas contrarreformas neoliberais e medidas de ajuste.

Em segundo, e mais importante, tal postura deve-se à crise do capital cuja instabilidade social, política e econômica causada leva certos setores da própria burguesia a tentar buscar fórmulas menos traumáticas para manter o processo de acumulação e reprodução do capital. Resende, por exemplo, tem se aproximado da MMT.

No fundo os neoliberais arrependidos não estão arrependidos. Eles estão é assustados. Temem a radicalização social. Eles não são, e nem podem ser, aliados da nossa classe.

 

 

.