segunda-feira, 11 de outubro de 2021

A quem serve a sugestão de Lula aos servidores?

 .

Lula diz que é preciso derrotar a PEC 32: "todo apoio à luta dos servidores  públicos" - Tribuna da Imprensa

 

Lula se reuniu com sindicalistas do serviço público e deu a seguinte sugestão de luta contra a “reforma” administrativa:

Acho que temos que modelar nossa briga para a gente conquistar mais coisas. Precisamos mudar o jeito de pressionar o Congresso Nacional. Esse cidadão precisa ser pressionado na rua e na cidade que ele mora, e não estou dizendo que tem que ser grosseiro com eles como são com a gente. É pressionar de forma civilizada. Chegar na casa dele, com a mulher dele, e falar ‘porra, cara, você não sabe a situação que a gente está vivendo? Você tem noção do que está fazendo?’” [*]

Esse ridículo “por favor deputado não vote contra nós” já é praticado sem sucesso pelo sindicalismo brasileiro há anos. É a essência da inócua palavra de ordem “Se votar não vota”.

É claro que não há necessidade de “ser grosseiro”. Há a necessidade de utilizar os métodos de luta da classe trabalhadora. No caso uma greve geral do serviço público com ampla campanha de divulgação e diálogo com a população.

Os sindicatos dos servidores ainda se mantêm fortes. Seria possível, e ainda é, construir uma grande greve e derrotar essa contrarreforma que por muito pouco não foi abortada na comissão. Mas Lula silencia sobre a palavra “greve”. E não é casual. O sindicalismo petista vem assistindo sem luta as privatizações e sabotou o dia 18 de agosto - dia de greve dos servidores contra a PEC 32. No fundo a estabilidade que a frente popular realmente defende é a do regime.


_________________________________________________

[*] Lula diz para servidores pressionarem parlamentares fora do Congresso. Correio Braziliense, 07/10/2021.

https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2021/10/4954164-lula-diz-para-servidores-pressionarem-parlamentares-fora-do-congresso.html


 

.