domingo, 3 de abril de 2011

Bradley Manning e os "valores estadunidenses"

.
Há poucos dias o mundo assistiu a um discurso do Presidente Barack Obama onde este evocava a defesa dos "valores estadunidenses" para justificar a intervenção imperialista na Líbia. [1]
Tais valores seriam os direitos humanos, as liberdades individuais e a democracia; itens os quais os Estados Unidos, nas palavras dos seus sucessivos dirigentes, seriam os campeões da defesa e da prática.

O que Obama supostamente defende e cobra no plano externo - já que é preciso lembrar que os Estados Unidos são amigos de muitos regimes que não praticam tais valores - não se verifica muito no plano interno. Pelo menos é o que atesta explicitamente o caso do jovem soldado de 23 anos, Bradley Manning.

Manning está preso desde julho de 2010 sob a acusação de "conluio com o inimigo". [2]
Qual conluio? Ele é suspeito de vazar documentos para o Wikileaks onde constam crimes de guerra e embaraços comprometedores da diplomacia internacional. Ele teria sido também o responsável por divulgar um vídeo onde soldados estadunidenses assassinaram civis iraquianos desarmados - crianças inclusive!

Mas se estas são as acusações que pesam sob os ombros de Manning quem seria o inimigo com o qual ele estaria em conluio? Tal inimigo seria o direito de acesso a informação? Seria a verdade dos fatos que o regime, "modelo a ser seguido", quer esconder?

Fosse Bradley Manning soldado de um regime inimigo dos Estados Unidos certamente assistiríamos a discursos inflamados de Obama e Hillary Clinton em defesa deste que seria um "herói dos direitos humanos" que teria tido a "coragem de denunciar os excessos de um regime bárbaro que havia praticado crimes contra a humanidade" e estariam em campanha internacional por um "Nobel da Paz" ao jovem.

Mas como não é o caso, assistimos a P.J. Crowley, porta-voz de Hillary Clinton, ser forçado a pedir demissão após criticar a tortura a qual havia sido submetido o jovem soldado na prisão. Crowley não criticou a prisão, pois a defende, mas os excessos. Ele se deu conta, minimamente, da contradição constrangedora do discurso do império com a sua prática:
"Meus comentários tiveram a intenção de chamar atenção para o impacto maior e estratégico de ações das agências de segurança nacional em nossa liderança global"
(...)
"O exercício do poder no ambiente atual de desafios e de uma mídia persistente deve ser prudente e coerente com nossas leis e valores."
[3]

Obama, que durante a campanha eleitoral chegou a dar declarações de repúdio aos tratamentos dados a prisioneiros sob responsabilidade dos Estados Unidos e prometeu providências, considerou "apropriado" o tratamento dado a Manning na prisão.
"Eu perguntei ao Pentágono se os procedimentos de confinamento (de Manning) são apropriados ou não e se estão de acordo com as novas normas básicas. Eles me asseguraram que estão". [4]

A organização estadunidense Aclu, que defende os direitos civis, revelou quais são as condições "apropriadas" do prisioneiro, em carta enviada ao Secretário da Defesa, Robert Gates:
"Escrevemos ao senhor para expressar nossa grande preocupação com as condições desumanas em que está detido o soldado Bradley Manning na prisão militar de Quantico"
(...)
"A Suprema Corte estabeleceu que o governo viola a VIII emenda da Constituição proibindo castigos cruéis e não habituais quando ''inflige um sofrimento arbitrário e sem motivo''
(...)
"Nenhuma razão legítima justifica deixar Bradley Manning (...) em isolamento sem qualquer atividade, privado de sono, com as inspeções multiplicadas durante a noite, sem a possibilidade de se exercitar, mesmo em sua cela, e sem seus óculos para que não possa ler"
(...)
O Pentágono "não tem mais motivo legítimo para exigir que o soldado Manning que fique totalmente nu, de pernas afastadas, com as genitais expostas diante dos guardas e agentes presentes" (...) "O real objetivo de um tratamento como esse é humilhar e traumatizar"
. [5]

Manning encontra-se em tal situação sem que tenha sido sequer condenado. Se for, pode pegar prisão perpétua. Mas houve até quem, na "terra da liberdade", chegou a defender a aplicação da pena capital - a qual de fato ele corria o risco de ser sentenciado.

O jovem soldado não é o único a ter os supostos "valores estadunidenses" violados. Recentemente 35 pessoas foram presas na Virgínia por fazer um ato em solidariedade a ele, evento que reuniu 400 pessoas. Entre os presos estavam Daniel Ellsberg, que vazou os "Papeis do Pentágono" durante a guerra do Vietnã, e Ann Wright, Coronel que se opôs a invasão do Iraque. [6]

O país que mantém um preso político, encarcerado sem condenação e torturado, reprime a liberdade de opinião e expressão; busca convencer o mundo de que está invadindo países para exportar seus "nobres" valores. Acredita quem quer e apóia quem se beneficia!


Abaixo segue o vídeo, que teria sido divulgado por Manning, sobre um crime de guerra praticado pelo exército dos Estados Unidos no Iraque:


http://www.youtube.com/watch?v=5rXPrfnU3G0&has_verified=1&oref=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fverify_age%3Fnext_url%3Dhttp%253A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%253Fv%253D5rXPrfnU3G0%2526has_verified%253D1

________________________________________________________________

[1] Triste ironia da História: recolonização da África é estabelecida por um líder negro (28/03/2011):
http://blogdomonjn.blogspot.com/2011/03/ironia-da-historia-recolonizacao-da.html

[2] Bradley Manning é acusado de 'conluio com o inimigo' (03/03/2011):
http://blogdomonjn.blogspot.com/2011/03/bradley-manning-e-acusado-de-conluio.html

[3] Porta-voz de Hillary renuncia após críticas a caso WikiLeaks (14/03/2011):
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/888264-porta-voz-de-hillary-renuncia-apos-criticas-a-caso-wikileaks.shtml

[4] Comentários afastam assessor de Hillary (14/03/2011):
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110314/not_imp691583,0.php

Obama defende tratamento dado a suspeito do WikiLeaks na prisão (11/03/2011):
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/887411-obama-defende-tratamento-dado-a-suspeito-do-wikileaks-na-prisao.shtml

[5] WikiLeaks: denunciada más condições de prisão de soldado (16/03/2011):
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4996957-EI8141,00-WikiLeaks+denunciada+mas+condicoes+de+prisao+de+soldado.html

[6] Wikileaks: 35 presos em protesto a favor de Bradley Manning nos EUA (23/03/2011):
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticia/WIKILEAKS+35+PRESOS+EM+PROTESTO+A+FAVOR+DE+BRADLEY+MANNING+NOS+EUA_10661.shtml

AFP: Trinta pessoas presas durante manifestação pró-soldado do WikiLeaks (21/04/2011):
http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5gIa9Xs_VWy6GKjYt_lzJDh-n9Olw?docId=CNG.ebde7defc38231277e5314d8eb0d2c60.161
.