segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Capitalismo e meio ambiente

.

.
No último final de semana a cúpula de Copenhague, que trataria de busca de alternativas para as mudanças climáticas (como a fixação de metas para a redução de emissão de gases), praticamente fracassou.
É mais uma demonstração de que o atual sistema econômico está impossibilitado de enfrentar a degradação ambiental da qual ele próprio é responsável.

O ex-presidente George Bush afirmava que se seguisse o limitado Protocolo de Kyoto quebraria a economia americana. Nesse caso ele falou a verdade.
Para ser consequente no enfrentamento do aquecimento global a lógica do sistema teria de mudar, o que é impossível nos marcos do capitalismo.

A concorrência extrema entre as empresas e a busca pelo lucro, levam-nas a ter que constantemente produzir mercadorias novas para vender no mercado.
A dinâmica de tal concorrência obriga as empresas capitalistas a estarem constantemente inovando as suas mercadorias que cada vez mais têm um tempo de vida útil cada vez menor. Celulares e computadores novos são produzidos em um espaço de meses. São produtos que agregam uma tecnologia que está sempre mudando, pode observar corretamente um leitor mais atento. Porém essa lógica é expandida para as outras mercadorias como, por exemplo, camisetas de clubes de futebol (é lançado pelo menos um modelo novo por ano, às vezes mais de um).

Para escoar toda essa produção e obter lucro é preciso incentivar o consumismo da população. Esclarecendo que consumismo é diferente de consumo.
As pessoas têm necessidades básicas de sobrevivência. Para suprir tais necessidades elas precisam consumir alguma coisa. Então, no consumo as pessoas adquirem itens básicos para sobreviver.
Já no consumismo não é uma necessidade básica de sobrevivência, mas a curiosidade ou apelo da propaganda que leva as pessoas a adquirirem mercadorias, às vezes comprando produtos que já possuíam apenas para ficarem atualizadas.

O capitalismo se mantém no consumismo e não no consumo. Se os indivíduos comprassem os produtos apenas para satisfação das suas necessidades básicas, ou seja, se se baseassem apenas no consumo, as empresas venderiam menos, lucrariam menos, com isso deixando de crescer, e levariam o sistema capitalista ao colapso.

Por outro lado essa forma de produzir está levando o planeta ao colapso pois as matérias-primas das quais são produzidas as mercadorias são retiradas da natureza.

Assim a humanidade está na esquina da sua própria História: ou suplanta o sistema capitalista ou será suplantada por ele!