quarta-feira, 29 de março de 2017

“Ondas” comparadas

.
Imagem relacionada


Entre o final dos anos 90 e o início dos anos 2.000 a América Latina viveu uma “onda progressista” que teve como base as lutas populares contra as medidas neoliberais implementadas por vários governos na região. Greves, protestos e até insurreições varreram o continente chacoalhando regimes e derrubando governos. Partidos e figuras políticas se fizeram presentes e, em alguns casos, lideraram os protestos. Muitos deles se elegeram e, devido a pressão das massas, recuaram em ataques e atenderam algumas demandas populares.

Seus limites se tornaram evidentes para o grande público quando estourou a crise econômica e eles passaram a aplicar medidas de ajustes para seguir administrando o capital, embora chegassem a discursar contra o capitalismo. Com isso entraram em declínio e tornaram-se tão impopulares quanto os governos que combateram no passado. E como a maior parte dos movimentos sociais que puxaram os protestos lá atrás foram cooptados e a esquerda majoritária optou por atuar na órbita destes governos obviamente que só havia sobrado a direita para canalizar a insatisfação. Este aparente “giro à direita” das massas tem sido chamado por alguns de “onda conservadora”.

Só que há um grande porém nessa tal “onda conservadora”: as massas, supostamente tragadas pelo conservadorismo, não só não dão sustentação para os governos da direita como rejeitam suas medidas de ajustes fiscais o que os têm tornado impopulares muito rapidamente. Que o diga o ex-presidente chileno, Sebastian Piñera e o atual presidente da Argentina, Maurício Macri.

É uma situação bem distinta da “onda progressista” passada onde havia uma sustentação dos tais governos pelas massas que apoiavam as suas medidas. Não foi por acaso que em 2002 os venezuelanos foram para as ruas e derrotaram o golpe de Estado.

Será que com essa comparação mais do que adequada e necessária finalmente ficou compreensível o que é uma “onda”, onde ela existiu de fato e onde não há “onda” alguma?



.