quarta-feira, 28 de novembro de 2018

O "menos universidade" do Ministro da Educação

.
A bizarra afirmação, dentre várias, do Ministro da Educação do governo Bolsonaro, Ricardo Vélez Rodríguez, de que nossos jovens saiam do ensino médio para o mercado de trabalho e arrumem outra atividade -- como ser youtuber -- em vez de entrar na universidade deve ser encarada para além do escárnio.

Essa sugestão se dá nos marcos do aprofundamento de um ajuste fiscal que ampliará o sucateamento das universidades públicas e reduzirá sua oferta de vagas.

Soma-se a isso um novo ensino médio que tornará ainda mais precária a formação dos jovens nas escolas públicas e temos que ficará ainda mais difícil ingressar na universidade.

Sem contar que o programa de governo de Bolsonaro diz que o Brasil já investe o suficiente em educação e que até retirará do ensino superior para realocar no ensino básico. E é aqui que os pastores políticos vão ganhar através de creches vinculadas às igrejas, algo em torno de R$ 49 bilhões -- quase a metade do orçamento do MEC.

Rodríguez está tentando dar mais uma justificativa para todo esse estado de coisas. E isso é muito sério por mais absurdo que seja.



.