sábado, 23 de junho de 2012

Somente o povo é legítimo para derrubar governos!


.
Na última sexta-feira (22/06), em uma ação de tempo recorde, o Senado do Paraguai destituiu o Presidente constitucionalmente eleito, Fernando Lugo e empossou o vice Federico Franco.

Embora seus agentes tentem tingir de "democrática" a ação, a realidade mostra claramente tratar-se de um golpe de Estado! 

O processo de "impeachment" aberto pelos golpistas deu um prazo de pouco mais de 24 horas para Lugo apresentar a sua defesa. E a rapidez da destituição foi justificada pelos próprios golpistas como forma de evitar que o povo se mobilizasse a tempo. 

Não pode haver dúvidas da posição a se tomar no Paraguai: rejeição total ao golpe e empreender todas as forças para derrotá-lo! 

E para derrotar o golpe no Paraguai não se deve esperar pelas negociatas dos governos em gabinetes. Documentos do Wikileaks mostraram que o Brasil, ao contrário da visão dominante apresentada na época, teve uma atuação não apenas vacilante mas traidora no golpe em Honduras, tendo negociado por baixo dos panos com os golpistas. [1] 

O Governo Lugo 

Para rejeitar o golpe asqueroso da direita paraguaia não é preciso distorcer os fatos criando uma irreal visão de lentes cor-de-rosa do Governo Lugo.

Eleito com o apoio da esquerda e de movimentos sociais, Lugo foi decepcionante não tendo enfrentado os graves problemas sociais de seu país, se aliou à direita e colocou seus membros para dentro do governo - os mesmos que agora o derrubaram. 

A direita paraguaia esperou o momento para dar o bote e utilizaram contra Lugo o efeito da sua própria traição: a morte de 17 pessoas (sem-terras e policiais) em um conflito agrário em Curuguaty. [2] 

Lugo tem sim responsabilidade pelos conflitos agrários por não ter atacado a concentração de terras e ter agido para reprimir sem-terras. Mas a direita golpista sempre atuou dessa forma. São, portanto, cínicos ao utilizar tal argumento para o impeachment de Lugo. Não têm nenhuma legitimidade para destituir o presidente. Aliás somente o povo é legítimo para derrubar governos!

Embora a História já tenha mostrado inúmeras vezes o final trágico da política de conciliação de classes, o caso deveria servir de lição aos que hoje, em nome de uma governabilidade que serve aos poderosos de sempre, defendem alianças e gestão em comum com a direita. 


______________________________________________

[1] Wikileaks revela papel do Brasil em Honduras (18/12/2012):
http://blogdomonjn.blogspot.com.br/2010/12/wikileaks-revela-papel-do-brasil-em.html 

[2] Confronto entre polícia e sem-terra mata 17 no Paraguai, diz jornal (15/06/2012):
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/06/confronto-entre-policia-e-sem-terra-mata-17-no-paraguai-diz-jornal.html
.