domingo, 3 de junho de 2012

Lula, Gilmar Mendes e a mídia

.

O que Lula fazia reunido, a portas fechadas, com Gilmar Mendes e Nelson Jobim?

Por que Gilmar Mendes só se pronunciou sobre o encontro um mês depois? E por que suas declarações sobre o mesmo tem sido contraditórias?

Os intrigantes questionamentos acima fizeram parte da cena política do país na última semana e ainda suscitam debates e trocas de acusações.

Os governistas se limitam a enxovalhar Gilmar Mendes, que sabe-se, desde há muito, não possuir auréola nem asinhas. Mas não se dignam a explicar o que Lula fazia com um sujeito desses. Não podem alegar governabilidade - como fazem para justificar alianças com Collor, Sarney, Renan Calheiros, etc - pois Lula não é mais presidente e Gilmar Mendes não é líder de nenhum partido.

Já a velha direita não consegue explicar o silêncio mensal de Mendes e tampouco suas afirmações contraditórias em relação a própria reportagem da Revista Veja. Esta, por sua vez, encontra-se desesperada pela publicização de sua relação com a quadrilha de Carlinhos Cachoeira. [1]

O tsunami do escândalo Cachoeira tem arrastado as principais instituições do regime incluindo o chamado quarto poder. Nos últimos dias novas escutas da operação da Polícia Federal mostraram que Eumano Silva, diretor da sucursal de Brasília da Revista Época que é uma publicação das Organizações Globo, operava a favor dos interesses de Cachoeira. [2]

Ficava claro porque a Globo, em vez de triturar seu concorrente quando foram divulgadas as escutas da Polícia Federal que comprometiam a Revista Veja, saiu em sua defesa e solidariedade em editorial de "O Globo" de 8 de maio. [3]

Os governistas lembram, com razão, o fato acima mas omitem que no referido editorial Lula e Dilma são saudados pelo veículo dos Marinho como comprometidos "com a liberdade de expressão". Esta estaria sendo atacada por "radicais do PT" (tsc!) como se ainda houvessem radicais com força dentro daquele partido.

Para os tubarões da grande mídia atacar as mídias alternativas não se constitui um ataque à livre expressão já que os fechamentos em número recorde de rádios comunitárias ocorridos durante o Governo Lula nunca mereceram uma única nota de protesto em seus veículos.

Cabe salientar ainda que a Veja celebrou o editorial de "O Globo" que saúda Lula e Dilma. [4] Isso não significa que sua reportagem com Gilmar Mendes não possa ter sido manipulada. Seria uma forma de pressão para que tudo termine em pizza.

É fato que muitos não desejam o julgamento do mensalão. É fato também que muitos querem parar as investigações do caso Cachoeira. Em ambos os casos há poderosas forças envolvidas. Muitas vezes elas se entrecruzam e isso favorece o fechamento de mais um acordão. Somente uma forte pressão popular pode evitá-lo.

________________________________________________

[1] Integrantes da CPI querem investigar as relações de Cachoeira com a revista Veja -07/05/2012
http://www.youtube.com/watch?v=Hx6lAu1YYqc

[2] Cachoeira plantou notícias na revista Época (25/05/2012):
http://www.cartacapital.com.br/politica/cachoeira-plantou-noticias-na-revista-epoca/

[3] Roberto Civita não é Rupert Murdoch (Editorial). 08/05/2012:
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2012/05/08/roberto-civita-nao-rupert-murdoch-editorial-443966.asp

[4] Editorial de 'O Globo' em defesa da imprensa livre entra para a história das lutas democráticas no Brasil (12/05/2012):
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/em-editorial-o-globo-denuncia-campanha-organizada-contra-imprensa-livre-e-acusa-tosco-exercicio-de-ma-fe-vejanarede
.