sábado, 21 de janeiro de 2012

USP e PM-SP: uma história que não acabou

.
Em novembro do ano passado chamou atenção do país a operação de guerra montada pelo governo tucano de São Paulo contra os estudantes da USP. A grande mídia, que apoiou o ato bestial, fez o trabalho sujo de criminalizar os estudantes, reduzidos a maconheiros e playboys, para justificar a infâmia.

Evidente que a causa da revolta dos estudantes com a PM tinha raízes mais profundas, que a questão era mais ampla e complexa do que o reducionismo apresentado pelo governo e a mídia e que aumentavam a fumaça apenas para diminuir o político. [1]

Mas se alguém ainda tinha alguma dúvida do caráter repressor da PM paulista, que apenas reflete a orientação política autoritária emanada dos gabinetes tucanos, os fatos ocorridos na sequência dessa história lamentável, e que parece não ter fim, não deixam margem para vacilos.

Expulsão de estudantes

Aline Dias Camoles (ECA), Amanda Freire de Sousa (FFLCH), Bruno Belém (ECA), Jéssica de Abreu Trinca (FFLCH), Marcus Padraic Dunne (FFLCH), Yves de Carvalho Souzedo (FFLCH), Paulo Henrique Oliveira Galego (FFLCH) e Yves de Carvalho Souzedo (FFLCH) foram expulsos da USP em 16 de dezembro de 2011 pela Reitoria, por terem participado de uma mobilização que fazia reivindicações estudantis e terminou ocupando a Coordenadoria de Assistência Social (Coseas) em março de 2010.

O ato obscuro e antidemocrático que visa claramente intimidar o movimento estudantil que se enfrenta com os desmandos e opressão da Reitoria e do governo estadual, amparou-se em um Decreto da ditadura militar (52.906/72) "que proíbe a comunidade acadêmica de realizar greves e qualquer tipo de manifestação, como afixar cartazes e fazer propagandas políticas." [2]

Truculência e racismo

No dia 09 de janeiro desse ano uma abordagem policial no DCE terminou com a agressão do estudante Nicolas Menezes Barreto, um aluno negro que cursa Ciências da Natureza na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).

O racismo ficou explícito no fato do PM dirigir-se apenas a esse estudante e exigir apenas dele a carteirinha de aluno da Universidade.

Na ação o PM chegou a sacar e apontar a arma para o estudante, como atestam os vídeos divulgados no YouTube.



http://www.youtube.com/watch?v=iNAolrMSioU



http://www.youtube.com/watch?v=oHthT-YtNSo



http://www.youtube.com/watch?v=IeQ9ZVvxLRA


Com a repercussão a PM se viu obrigada a afastar o policial tratando-o como se fosse uma odiosa exceção de abuso. Nada mais falso! A PM de São Paulo é uma das polícias mais violentas do mundo.

Terror no Sintusp

No último dia 12 de janeiro funcionários do Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp) tiveram desagradáveis surpresas ao adentrar a sede do sindicato pela manhã. Eles se depararam com um forte cheiro de gás vindo do fogão que estava com todas as bocas acesas e mais documentos e pastas espalhados pela sala. Não havia sinais de violação do cadeado e da fechadura.

No final da tarde do dia anterior estudantes e funcionários avistaram policiais à paisana e seguranças da empresa privada EVIK rondando as dependências do sindicato. O que fariam ali?

Em sua nota sobre o ato de sabotagem o Sintusp denuncia a infiltração de agentes do governo nas mobilizações sociais:

"Lembramos que tudo isso aconteceu depois de (a):

Dia 6/1 - Uma estudante grávida ter sido agredida (por “agentes” da guarda universitária na presença de policiais militares) e depois acompanhada, por diretor do sindicato, ao 91º Distrito Policial para registro de boletim de ocorrência e exame de corpo de delito.

Dia 9/1 - Intervenção de diretores do Sintusp (no caso Nicolas - estudante da USP espancado pelo sargento PM André Ferreira, no espaço do DCE/USP) e da acirrada discussão com os policiais e guardas universitários, evitando a continuidade das atrocidades.

Dia 9/1 – Publicação na Revista Fórum (jan/2012) sobre espionagem na USP. Com apresentação de documentos que a Revista teve acesso, como relatórios de agentes infiltrados em reuniões da diretoria do sindicato, da Associação dos Docentes da USP, reuniões e assembléias de estudantes e funcionários, além do monitoramento de médicos e funcionários do Hospital Universitário e até Diretores de Unidades da Universidade.

Dia 10/1 – entrevista coletiva do estudante Nicolas a diversas emissoras de TV, falando sobre a agressão e a ação policial e de “membros” da guarda universitária. Gravação sugerida e organizada por diretores do Sintusp." [3]

Intervenção em assembléias de trabalhadores

Os golpes dos tucanos nos direitos democráticos mais básicos não se restringem à USP. No mesmo mês (novembro) em que promovia uma obscura operação de guerra contra os estudantes universitários a PM também foi acionada para violar o direito de organização e manifestação de trabalhadores de duas multinacionais.

Primeiro foi na francesa Saint-Gobain Abrasivos e Cerâmicas, instalada em Vinhedo. Os trabalhadores que reivindicavam reajuste salarial, mais participação no PLR, cesta básica, plano de cargos e salários, convênio médico e odontológico e o fim do assédio moral, viram a PM tentar impedir na marra a sua participação na greve. Os policiais tentaram forçar a entrada na fábrica dos ônibus que transportavam os trabalhadores. [4]



http://www.youtube.com/watch?v=9QrYytkkuRg&feature=youtu.be


Depois foi na Johnson & Johnson, em São José dos Campos, onde até o Batalhão de Choque foi acionado. Os trabalhadores foram impedidos pela PM de descer dos ônibus e participar da assembléia, os motoristas dos mesmos chegaram a ser obrigados a passar por cima dos canteiros para entrar na empresa e os trabalhadores que se aproximavam dos ônibus eram agredidos. E assim, ao invés de exercer seus direitos constitucionais de liberdade de organização os trabalhadores viraram reféns da polícia! Aproximadamente 600 funcionários foram obrigados pela PM a entrar na empresa. [5]



http://www.youtube.com/watch?v=kCK6rbtdYVo



http://www.youtube.com/watch?v=GfDsmLt3bEk


Os amigos do status quo podem tudo!

Espionagem, sabotagem, repressão, terrorismo, perseguição, proibição de exercício de direitos democráticos ... os amigos do status quo podem tudo que mesmo assim continuam a ser celebrados como os campeões da democracia e das liberdades.

Os fatos, muitos registrados, mostram que os abusos ocorridos na USP não se tratam de casos isolados mas de um modos operandi que se estende aos movimentos sociais nas mais variadas ocasiões e instâncias no Estado de São Paulo. Os golpes dos cacetetes e os tiros de balas da PM começam a ser desferidos nos gabinetes tucanos e exprimem o seu mais sórdido ódio de classe.


_______________________________

[1] USP: aumentando a fumaça para diminuir o político
http://blogdomonjn.blogspot.com/2011/11/usp-aumentando-fumaca-para-diminuir-o.html

[2] USP expulsa estudantes com base no Decreto da Ditadura Militar
http://carosamigos.terra.com.br/index2/index.php/noticias/2326-usp-expulsa-estudantes-com-base-em-decreto-da-ditadura-militar

[3] Criminosa sabotagem no Sintusp – Sindicato dos Trabalhadores da USP (Boletim nº 02, 19/01/2012):
http://www.sintusp.org.br/index2.php?titulo=Criminosa%20sabotagem%20no%20Sintusp%20%E2%80%93%20Sindicato%20dos%20Trabalhadores%20da%20USP&PHPSESSID=d7a649c67d5076042479b7225e0e9e2c

[4] Saint-Gobain não negocia e, com a polícia, tenta forçar entrada de trabalhadores em Vinhedo (23/11/2011):
http://zequinhabarreto.org.br/?p=15801

Vídeos da greve de 13 dias na Saint-Gobain, em Vinhedo (06/12/2011):
http://www.quimicosunificados.com.br/5266/videos-da-greve-de-13-dias-na-saint-gobain-em-vinhedo/

[5] Em repúdio à repressão contra os trabalhadores da Johnson de São José dos Campos. Pronunciamento do Deputado Federal Ivan Valente (PSOL/SP) no plenário da Câmara dos Deputados em 24/11/2011.
http://psol50sp.org.br/blog/2011/11/24/em-repudio-a-repressao-contra-os-trabalhadores-da-johnson-de-sao-jose-dos-campos/

Polícia volta a barrar assembleia dos grevistas da Johnson & Johnson em São José
http://www.redebrasilatual.com.br/temas/trabalho/2011/11/policia-volta-a-impedir-assembleia-dos-quimicos-da-johnson-johnson-em-sao-jose

Funcionários da Johnson & Johnson paralisam atividades e entram em confronto com a PM (23/11/2011):
http://www.radiopiratininga.com.br/textos.php?key=750_noticias&idc=8886
.