segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

FHC ao The Economist: PT e PSDB são iguais!

.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fez, em entrevista concedida ao tablóide inglês The Economist, uma série de confissões que confirmam o que muitos já haviam percebido: a similaridade política entre o PT e o PSDB tanto na administração do Estado brasileiro quanto na "oposição" parlamentar que realizam um ao outro.

Abaixo alguns trechos importantes que destaquei:



Lula nunca foi ameaça

"Lula nunca teve um sentido de luta de classes, apesar de ser um líder sindical. Para ele o importante é negociar."


Os mesmos aliados

"Se você observar a composição do Congresso, vai ver as mesmas pessoas apoiando [José] Sarney, [Fernando] Collor, [Itamar] Franco, eu mesmo, depois Lula [Luis Inácio Lula da Silva] e agra Dilma [Rousseff]. Não quero pegar um nome específico, mas, só para dar um exemplo, um amigo meu, ministro de Minas e Energia, foi parte disso tudo. Sarney é a mesma coisa: ele foi chefe do grupo do Congresso que apoiou o regime militar e está no governo até hoje."


A privatização branca das estatais

"Se você olha a vida cotidiana, o que está ganhando espaço no Brasil é o mercado. O governo é muito forte e importante, mas o espírito do mercado também está permeando o governo. Veja, por exemplo, a Petrobras ou o Banco do Brasil: eles atuam como empresas privadas."


Sonha com a aliança com Lula

"Por coincidência, tive um sonho na noita passada, em que nós – Lula e eu – propunhamos juntos um consenso nacional."


PT x PSDB: governam iguais e fazem oposição só de discurso

"Quando eu vivi no Chile [durante o período da ditadura militar no Brasil] os democratas-cristão e socialistas eram adversários, os socialistas muito mais à esquerda e os democratas-cristãos muito mais conservadores. Depois eles convergiram para criar uma força unida, a Concertación. Nós não fizemos assim. Mas na prática estamos fazendo a mesma coisa, em alguma medida. O discurso eleitoral é diferente, claro, porque você tem que sinalizar que é diferente. Mas na prática não é – o que dificulta a oposição."

____________________________________________


Leia íntegra da entrevista do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na revista The Economist (24/01/2012):
http://www.psdb-mg.org.br/blogpsdb/blog/2012/01/24/leia-integra-da-entrevista-do-ex-presidente-fernando-henrique-cardoso-na-revista-the-economist/

Fernando Henrique Cardoso on Brazil's future
More personal security, less inequality (19/01/2012):
http://www.economist.com/blogs/americasview/2012/01/fernando-henrique-cardoso-brazils-future-0?fsrc=scn/tw/te/au/morepersonalsecurity
.