quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Privataria Petista

.
Seguindo as pegadas das privatarias tucanas as privatarias petistas também são regadas a muito dinheiro público.


QUINTA 19.01.2012

O GLOBO - ECONOMIA

BNDES poderá financiar até 80% de investimentos em aeroportos privatizados

Recursos poderão ser usados em Brasília, Viracopos e Guarulhos

RIO - O BNDES poderá financiar até 80% do investimento nos aeroportos dos aeroportos de Brasília, Campinas (Viracopos) e Guarulhos que devem ser privatizados ainda este ano. O processo de concessão dos aeroportos tenta reduzir os gargalos em infraestrutura e assegurar a capacidade de expansão para o aumento da demanda, sobretudo em função da Copa do Mundo de 2014. Até 70% do financiamento poderá ser feito com base na Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), atualmente em 6% ao ano.

A participação do banco poderá ocorrer por meio de apoio corporativo (diretamente para as empresas), ou sob a forma de Project Finance (em que não precisam ser apresentadas garantias financeiras e o próprio fluxo de recursos do empreendimento viabiliza o pagamento no caso das sociedades de propósito específico). Entre as exigências para participação acionária por meio de Fundos de Investimentos (FIPs) está a identificação dos cotistas, do gestor e do administrador. O BNDES poderá compartilhar as garantias dos projetos com outros financiadores de longo prazo.

O banco realizou projeções financeiras para os três aeroportos, com base nos investimentos e custos apontados pelo estudo elaborado pela Estruturadora Brasileira de Projetos (EBP) e coordenado pela Accenture, de forma a compatibilizar as condições de apoio do BNDES.

Melhorar a eficiência operacional e garantir a ampliação para atendimento da crescente demanda por voos no país, é o objetivo do processo de concessão dos aeroportos. Os prazos de financiamento variam de até 180 meses, no caso de Guarulho e Brasília, e até 240 meses, para Viracopos. O tempo de concessão também é distinto para cada um deles: 20 anos para Guarulhos, 25 para Brasília e 30 para Viracopos.

O prazo para atualização dos recursos é de até 84 meses, com seis de carência. A remuneração básica será de 0,9% ao ano, acrescida da taxa de risco da operação, que pode variar de 0,46% ao ano a 3,57% ao ano. O financiamento será estruturado em parcelas (tranches) com base nas características dos investimentos. Os juros serão pagos trimestralmente durante a carência.


Extraído de:
http://oglobo.globo.com/economia/bndes-podera-financiar-ate-80-de-investimentos-em-aeroportos-privatizados-3718492


Leia também:

A farra da privatização dos aeroportos
http://blogdomonjn.blogspot.com/2011/10/farra-da-privatizacao-dos-aeroportos.html

"A Privataria Tucana" e as "Outras Privatarias"
http://blogdomonjn.blogspot.com/2011/12/privataria-tucana-e-as-outras.html
.