quarta-feira, 11 de julho de 2012

Demissões políticas no Paraguai

.
Enquanto nomeiam parentes, golpistas perseguem opositores e promovem demissões políticas no Paraguai.


Segunda, 09 de julho de 2012

Sindicato paraguaio protesta contra demissões em Itaipu

Publicamos aqui o manifesto do Sindicato de Empregados e Profissionais da Empresa Itaipu Binacional (SEPEIB), no qual pede o apoio em sua defesa às “garantias das liberdades de pensamento dos trabalhadores e trabalhadoras da Entidade Binacional”. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Eis o texto.

Manifesto à opinião pública nacional e internacional

O Sindicato de Empregados e Profissionais da Empresa Itaipu Binacional (SEPEIB), lado paraguaio, denuncia o seguinte:

- A demissão massiva de empregados e associados de dito sindicato da Itaipu Binacional por perseguições ideológicas e políticas pelo atual diretor-geral paraguaio, Franklin Boccia, que manifestou ter recebido uma lista de demissões da presidência da República do Paraguai.

- As declarações de Alejandrino Garay, secretário-geral do sindicato STEIBI, que, em vez de se solidarizar com a classe trabalhadora, instou publicamente a uma perseguição ideológica chamando as autoridades "a demitir esquerdistas". Expressando no jornal La Nación do dia 5 de julho de 2012 que "todos os esquerdistas da era Lugo devem ser incluídos nesse corte".

- As notificações de demissões aos empregados carecem de validade jurídica, já que estas não contam com as especificações das resoluções as quais as normas de Recursos Humanos obedecem, e em nome da Itaipu Binacional afirmam a rescisão do contrato e que "a liquidação final de bens correspondentes estará disponível na Direção Financeira o mais breve possível", violando as leis trabalhistas sobre o pagamento de liquidação.

Portanto, exigimos que o Conselho Administrativo, diretores e gerentes de ambas as margens da Itaipu Binacional tomem as medidas imediatas perante tal perseguição política e ideológica, a reincorporação dos empregados afetados e o fim das demissões fomentadas pelo "novo governo" de Federico Franco, que atenta contra os Direitos Humanos mencionados no Artigo 25 da Constituição Nacional Paraguaia, que garante a pluralidade ideológica de todo cidadão.

Convocamos a solidariedade de todos os sindicatos nacionais e internacionais para acompanhar a nossa urgente demanda de resguardo para as garantias das liberdades de pensamento dos trabalhadores e trabalhadoras da Entidade Binacional.

Viva a classe trabalhadora! Viva o Paraguai, livre e democrático!

SEPEIB
Sindicato de Empregados e Profissionais da Empresa Itaipu Binacional

Cidade do Leste – Paraguai
Av.  Gral. Garay e/ Rgto. San Martín. Edif. El Mensú. Sala  201.
E-mail: sindicatosepeib.py@hotmail.com
Telefones: 0973.515847 – 0983.681943 – 0971.293190

Pedro Espinoza
Secretário-geral
Tel. 595-983-401433

Gabriel Zorrilla
Secretário-geral adjunto
Tel. 595-981-420495

Augusto Gernoffer
Secretário-geral adjunto


Extraído de:
http://www.ihu.unisinos.br/noticias/511299-sindicato-paraguaio-se-manifesta-contra-itaipu
.