terça-feira, 1 de maio de 2012

Tarso copia Yeda para ocultar o não pagamento do piso do magistério

.
Na última quarta-feira (25/04), o Governo Tarso, chamou uma coletiva de imprensa, para anunciar, através do Chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, que pagaria uma parcela complementar provisória aos professores que recebem abaixo do piso nacional do magistério, atualmente em R$ 1.451,00, para que, no total, eles alcancem o valor do piso da categoria.

Tarso, que se elegeu prometendo cumprir com a lei do piso que ele próprio assinou, agora utiliza a mesma tática usada pela ex-governadora Yeda Crusius trocando apenas o nome - a parcela complementar da tucana se chamava "completivo" - para ocultar o não pagamento do piso.

Como há uma ação judicial do governo petista contra o índice de reajuste do piso, estabelecido pelo Fundeb (outra lei que o próprio Tarso assinou), os valores pagos de forma complementar serão abatidos no futuro, caso o governo saia vitorioso da ação. Foi o que disse Pestana:
"Como é uma medida provisória ele funciona como uma antecipação, caso percamos. Se eventualmente vencermos, entra pelo INPC estas faixas e vamos abater no futuro." [1]

O método de anunciar via imprensa, frequentemente utilizado pelo governo petista, em detrimento de negociação direta com a categoria, visa confundir a opinião pública e jogar a sociedade contra os professores. Mostra a falta de caráter de um governo que também prometeu na campanha eleitoral "participação permanente" dos professores nos assuntos de seu interesse.

Por saber que os professores não são bobos o Governo Tarso negociou a tática do não pagamento do piso com o Ministério Público Estadual que, em vez de cumprir com a sua função de defesa da lei, corroborou uma ilegalidade.

E como já tem sido rotina, cada anúncio desgostoso para os professores, servidores e o andar de baixo da sociedade gaúcha, é seguido, quase que instantâneamente, de uma ação entreguista do governo petista às classes dominantes. Enquanto seu governo tergiversava mais uma vez sobre o calote no piso dos professores, Tarso Genro se preparava para uma viagem de onze dias à Europa [2], para oferecer o Rio Grande do Sul ao empresariado de países em crise financeira como da Espanha, da Inglaterra e de Portugal. [3]


______________________________________________

[1] Governo gaúcho acorda com MP pagamento provisório do piso do magistério (26/04/2012):
http://sul21.com.br/jornal/2012/04/governo-gaucho-acorda-com-mp-pagamento-provisorio-do-piso-do-magisterio/

[2] Tarso Genro inicia missão de onze dias na Europa neste domingo (27/04/2012):
http://sul21.com.br/jornal/2012/04/tarso-genro-inicia-missao-a-europa-neste-domingo/

[3] Tarso busca investimentos para ampliar rede hoteleira do Estado (30/04/2012):
http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=417818
.