quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Dilma, Serra e as privatizações

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Como no segundo turno da eleição presidencial de 2006, foi colocado novamente no debate a importante questão das privatizações. E como em 2006, a candidatura petista aponta corretamente o caráter privatista dos tucanos mas dissimula ao apresentar-se como os campeões da anti-privatização.

Ainda no primeiro mandato, Lula privatizou os bancos federalizados do Maranhão e do Ceará, deu sequência às privatizações das bacias petrolíferas, privatizou terras na Amazônia com a Lei de Gestão das Florestas Públicas e criou as privatizantes "Parcerias-Público-Privadas".

Apesar de tudo isso, Lula não se acanhou em atacar as privatizações tucanas e, sem ficar nem um pouquinho ruborizado, se apresentar como o candidato anti-privatista.


http://www.youtube.com/watch?v=P_JD5HG9hSs&feature=related

Passada a eleição e reempossado para o novo mandato, Lula anunciou a privatização de 3260 quilômetros de rodovias federais - quase quatro vezes mais rodovias do que privatizou Fernando Henrique. A principal beneficiada nesse processo foi a espanhola OHL. [1]
Além das rodovias o Governo Lula privatizou também ferrovias, hidrelétricas e já deixou engatilhado para 2011 a privatização dos aeroportos. [2]

Embora um dos principais argumentos para a privatização seja a limitação da capacidade de investimento do Estado [3], o Governo Lula repete o seu antecessor na entrega de vultuosos recursos do BNDES para os empresários investirem. A OHL, que arrematou a maioria das rodovias, já recebeu mais de 1,2 bilhões [4]; o consórcio que ficou com a Hidrelétrica Jirau contou com 7,2 bilhões; Odebrecht e Furnas, que ficaram com a Hidrelétrica Santo Antônio, receberam R$ 6,1 bilhões [5]. Isso só para ficar com alguns exemplos, pois empresas como a Oi e a Vale, entre outras, têm recebido muitos recursos do BNDES para ampliar seus investimentos.

Se tudo isso já não fosse o suficiente, tem-se a própria Dilma defendendo, desde 2007 [6], a privatização da Infraero. Defesa que ela tem mantido na campanha eleitoral.


http://www.youtube.com/watch?v=9pKHOqd7FBA


http://www.youtube.com/watch?v=LtmETXcS9xc

Logo, se o voto anti-privatização não pode ser dado a Serra, tampouco pode ser dado a Dilma.

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[1] Porque Lula "é o cara"! (01/01/2010):
http://blogdomonjn.blogspot.com/2010/01/porque-lula-e-o-cara.html

[2] Anac aprova regras para concessão de aeroporto (25/08/2010):
http://www.agenciat1.com.br/2566-anac-aprova-regras-para-concessao-de-aeroporto/

Sinal verde para privatizar aeroporto:
http://www.federasul.com.br/noticias/noticiaDetalhe.asp?idNoticia=12240&CategoriaNome=Economico

[3] Lula & FHC: até as justificativas para privatizar são iguais! (07/01/2010):
http://blogdomonjn.blogspot.com/2010/01/lula-fhc-ate-as-justificativas-para.html

[4] Veja quanto receberam os grupos mais favorecidos pelo BNDES (08/08/2010):
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/779517-veja-quanto-receberam-os-grupos-mais-favorecidos-pelo-bndes.shtml

[5] BNDES aprova maior financiamento de sua história para a usina Jirau (18/02/2009):
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u506028.shtml

[6] Abertura de capital da Infraero é prioridade, diz Dilma (22/10/2007):
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2007/10/22/abertura_de_capital_da_infraero_233_prioridade_diz_dilma_1054236.html
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