quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Haiti: a criminalização das vítimas.

.


A cobertura da mídia brasileira sobre o Haiti tem sido extremamente vergonhosa. Chegam a ser desmentidos pelas próprias imagens que divulgam.

Por último tem se igualado o desesperado e famélico povo que escava entre os escombros de lojas e supermercados destruídos pelo terremoto à delinquentes. São "saqueadores" dizem os âncoras dos nossos telejornais em tom de criminalização das vítimas que lutam pela sobrevivência.

"O principal foco da ação dos saqueadores é o cruzamento da Grande Rue com a Rue de la Fontfort, onde fica o antigo Mercado de Ferro, um prédio com forma de estação de trem, cuja estrutura metálica foi arrancada de seu alicerce pelo terremoto", diz a matéria do Estadão.

Mas quem são esses elementos de alta periculosidade social? O próprio Estadão anuncia:
"Crianças, jovens, adultos, velhos, homens e mulheres vasculhavam as lojas à procura de qualquer coisa".

É óbvio que estamos diante de indivíduos que atingiram o extremo das necessidades básicas humanas, e isso nem a matéria do Estadão consegue esconder, porém o veículo não tem dúvida sobre o caráter dessas pessoas: são "saqueadores" e ponto.

O vídeo acima, disponível no YouTuBe, mostra a repressão da Polícia local aos "saqueadores" para o alívio dos nossos angustiados jornalistas.



Sem controle, saqueadores tomam conta no Haiti:
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,sem-controle-saqueadores-tomam-conta-no-haiti,498013,0.htm