quinta-feira, 10 de março de 2011

Wikileaks: Serra disputou bajulação do imperialismo com Lula

Enciumado com os elogios do imperialismo ao entreguismo de Lula, Serra pediu menos bajulação e prometeu ser mais entreguista ainda.


Em 2009 o então governador de São Paulo, José Serra, que já se encontrava na disputa interna do PSDB para ser o candidato a Presidente da República em 2010, reuniu-se com o subsecretário para assuntos do hemisfério ocidental do governo americano, Arturo Valenzuela. É o que foi divulgado pelo Wikileaks.[*]

De acordo com o telegrama, divulgado pelo Wikileaks, Serra mostrou-se incomodado com a bajulação do imperialismo americano ao Governo Lula e prometeu ser ainda mais entreguista do que o petista no intuito de ganhar a confiança dos Estados Unidos.

É público e sabido que a Casa Branca elogia Lula desde a administração de George Bush e conforme outros documentos divulgados pelo Wikileaks ficou comprovado o papel de "bombeiro" do imperialismo desempenhado por Lula na América Latina.

Apesar do esforço do tucano, Valenzuela teria ficado com a impressão de que Serra estava perdido com relação a política externa, em especial com relação aos países vizinhos. Parece que Valenzuela confiava mais na mangueira do bombeiro de plantão!


___________________________

[*] Serra “buscaria uma política externa mais afinada com os EUA” (09/03/2011)
http://cartacapitalwikileaks.wordpress.com/2011/03/09/serra-%E2%80%9Cbuscaria-uma-politica-externa-mais-afinada-com-os-eua%E2%80%9D/
.