quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Tarso anuncia que Reforma da Previdência é prioridade

.
Por incrível que pareça ainda há muitas pessoas progressistas que alimentam ilusões no PT gaúcho apontando este partido como diferente do PT nacional, embora o primeiro tenha colaborado o tempo todo com o segundo durante o Governo Lula.

Tais ilusões, no entanto, começam a se dissipar antes mesmo de Tarso Genro assumir o Piratini. O governador eleito se reuniu com empresários gaúchos que defendem - e elaboraram - a Agenda 2020, que prevê uma série de medidas neoliberais a serem adotadas, e se comprometeu em ter como prioridade a Reforma da Previdência do setor público do RS.



Economia | 19/10/2010 17h12min
Tarso prevê "muitas resistências" em mudanças na Previdência
Governador recebeu da Agenda 2020 uma carta de compromisso com a futura administração

Flávio Ilha | flavio.ilha@zerohora.com.br


O governador eleito Tarso Genro defendeu a adoção de um pacto político-econômico no Rio Grande do Sul para superar as históricas desigualdades regionais que impedem o desenvolvimento do Estado. Segundo Tarso, só o fortalecimento da sociedade civil será capaz de acabar com os privilégios que emperram o desenvolvimento. Ao se referir ao déficit da Previdência estadual, o novo governador disse que o tema será tratado como prioridade em sua administração.

— Sobre previdência estadual, tenho uma concordância profunda com as propostas da Agenda 2020. Temos de estabelecer um piso decente para os servidores e um teto salarial, a partir do qual cada servidor pode melhorar sua aposentadoria com um sistema de previdência complementar. Espero muitas resistências a essa proposta. E a primeira delas virá do poder judiciário.

As declarações foram feitas durante reunião com os integrantes da Agenda 2020 na tarde desta terça-feira no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Durante o evento, os integrantes entregaram o caderno de propostas e uma carta de compromisso dos integrantes da Agenda com a futura administração, se comprometendo a três propósitos: juntar ao trabalho do poder público os esforços de centenas de voluntários e instituições na busca de um RS com melhor qualidade de vida, auxiliar o governo nos momentos decisivos do Estado e promover e priorizar o diálogo entre a sociedade civil organizada e poder público.

O empresário Jorge Gerdau Johannpeter, que participou da reunião, também defendeu ampla reforma da Previdencia Pública no RS. Segundo Gerdau, quem paga pelo déficit de R$ 4 bilhões anuais do sistema previdenciário do Estado é a população de baixa renda por meio de impostos sobre produtos de consumo essencial.

— As contas não fecham. A reforma é urgentíssima para atacar privilégios adquiridos que atrasam nosso desenvolvimento.

ZH DINHEIRO

________________________________________________

Extraído de:
http://zerohora.clicrbs.com.br/especial/rs/zhdinheiro/19,0,3079973,Em-reuniao-com-integrantes-da-Agenda-2020-Tarso-defende-mudancas-na-Previdencia.html
.