sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Um terceiro mandato despercebido


-
Em outubro do ano passado, na cidade de Nova Iorque, o Prefeito Republicano Michael Bloomberg ganhou o direito de disputar um terceiro mandato. Curiosamente não se viram analistas políticos tupiniquins falando em "populismo", "messianismo", "golpe na democracia", "impulso autoritário" e "fragilidade institucional". Será por que era na terra da "liberdade"?

Por 29 votos à 22 o Conselho Municipal, equivalente a nossa Câmara de Vereadores, ampliou de dois para três o limite dos mandatos tanto do Prefeito como dos Vereadores. A próxima eleição ocorrerá em novembro desse ano.

A proposta partiu do próprio Bloomberg. A justificativa? Ele seria o único preparado para enfrentar na cidade a crise econômica que assolou o país.

A forma como ocorreu a mudança rompeu a lógica anterior e por isso foi vista como ilegítima por alguns cidadãos:
"Referendos realizados nos anos 90 confirmaram, por duas vezes, o limite de dois mandatos para a prefeitura, e muitos nova-iorquinos afirmam que apenas um novo popular - e não uma votação no Conselho Municipal - teria legitimidade para mudar a lei."
http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2008/10/23/ult34u213154.jhtm

Em uma coletiva de imprensa nesse ano Bloomberg insultou o jornalista Azi Paybarah depois que esse questionou-o sobre o terceiro mandato. O vídeo do destempero do Prefeito nova-iorquino tornou-se um sucesso local.

Michael Bloomberg está entre os dez homens mais ricos dos Estados Unidos. O empresário bilionário de 67 anos tem experiência no mercado financeiro tendo sido inclusive corretor de Wall Street. Foi eleito pela primeira vez em 2001 e reeleito em 2005. Seu atual mandato se encerra neste ano.